Acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina – e muitos deles acontecem no banheiro. O box, por exemplo, pode representar um perigo caso seja instalado da maneira errada ou com o material inadequado. Uma escolha equivocada é capaz de fazer com que, a qualquer momento, o vidro se quebre e coloque em risco a segurança dos moradores.
Mas, afinal, qual vidro colocar no box de banheiro? Atualmente, a maioria das peças disponíveis no mercado brasileiro é feita de vidro temperado. Esses modelos são reforçados com uma película que forma pequenos pedaços cortantes em caso de quebra. Apesar do susto, os fragmentos podem ser considerados menos perigosos do que os cacos de vidro sem têmpera.
“Essa quebra se dá por vários fatores. Pode acontecer de forma espontânea devido uma falha no processamento do vidro, mas muito mais por pequenos impactos”, explica o especialista em vidros Claudio Mansur para a Casa Vogue. “No caso dos vidros temperados, a superfície fica fortalecida, mas as bordas sensíveis. Um impacto mais forte no momento de fechar o box pode provocar a quebra por completo”, alerta.
É por isso que, além do vidro temperado, recomenda-se ainda a aplicação de uma película de segurança que retém os fragmentos do vidro quebrado. Para melhor perfomance, ela deve ser aplicada nos dois lados do box e ser trocada periodicamente.
Outra opção já disponível no Brasil é o box de vidro laminado. Mais resistente e seguro, esse modelo é composto por dois vidros comuns unidos por PVB, uma retina que cumpre o papel da película de segurança no box de vidro temperado. “É um vidro que não passou pelo processo de têmpera. Quando ele quebra, fica no lugar”, explica o diretor da Casa Mansur. Esse é o mesmo tipo de vidro utilizado no parabrisa de carros e guarda-corpos de prédios.
Abaixo, o especialista elenca 5 cuidados fundamentais para evitar acidentes com o box:
1. Defina o melhor tipo de abertura e espessura do vidro, de acordo com o espaço do vão do banheiro e a disposição do ambiente;
2. Opte sempre por box em vidro laminado para maior segurança, ou utilize a película de segurança na opção de vidro temperado;
3. Não utilize produtos químicos ou abrasivos para realizar a limpeza dos vidros e metais, bem como objetos pontiagudos. Utilize sempre produtos de formulação neutra e esponjas macias;
4. Faça a cristalização dos vidros para criar uma película protetora, preenchendo os poros para evitar o acúmulo de poeira, gordura e fungos;
5. Realize a manutenção periódica do sistema utilizado para o box, a fim de identificar possíveis travamentos e focos de quebra.
Fonte: casavogue.globo.com
Foto: pixabay